44 Anos de existência da diocese do Sumbe, marcada por vários desafios, desde o ponto de vista da pastoral e social

Fundada  a 10 de Agosto de 1975 pelo Papa Paulo VI através da bula AQUI PROVIDE DEI CONSÍLIO a então diocese de novo redondo celebrou este sábado 44 anos de existência ao serviço da evangelização nas terras do Cuanza-Sul, foi seu primeiro bispo dom Zacarias Kamwenho que tomou posse no dia 31 de Agosto do ano de 1975 num período bastante conturbado da história politica de Angola.

O agora Arcebispo emérito da arquidiocese do Lubango foi transferido em 1995 e tendo na altura deixado um sacerdote do clero secular como administrador diocesano, e já em 1996 foi nomeado novo bispo, filho da terra e natural do Mussende Dom Benedito Roberto que é actualmente o Arcebispo de Malanje, Espiritano trabalhou durante 16 anos na diocese do Sumbe fundando varias paróquias e missões com destaque para missão de São João de Brito do Chiengue comuna de Calucinga actualmente já pertença da diocese de Kuito Bié.

Com a transferência de Dom Benedito Roberto o Papa Francisco nomeou Dom Luzizila Kiala como o 3º bispo da diocese do Sumbe a 21 de Maio de 2013, tendo sido sagrado bispo a 25 de Agosto do ano 2013 no estádio 4 de Junho da província do Uíge, natural da Damba.

Este pedaço da diocese do Uige (Damba) parece ser um canteiro de bispos, de lá brotaram bispos como Dom Vicente Carlos Kiazico (Vikaki) bispo de Mbanza Congo, Dom Almeida Kahanda bispo de Ndalatando e Dom Luzizila Kiala actualmente bispo do Sumbe.

A diocese conta com três seminários, menor de São José no Seles (paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Seles), seminário médio do Espírito Santo da Gabela (paróquia rainha Santa Isabel da Gabela) e o seminário maior de filosofia São Carlos lwanga situado no bairro da Pedra uma (paróquia de Cristo Rei do Universo) este último fundado por Dom Luzizila Kiala.

A diocese de Sumbe tem 51 padres do clero secular e 18 religiosos totalizando 69 sacerdotes em efectivo serviço na diocese do Sumbe e 64 madres. conta com uma associação feminina, as Irmãs Franciscanas da visitação de Maria, fundadas por Dom Zacarias Kamwenho. E um santuário diocesano dedicado a nossa Senhora de Fátima de Calulo, rebaptizado com o nome de santuário de Nossa Senhora de Fátima Peregrina de Calulo como sua jóia preciosa.

Por: Óscar Tito Constantino

O Apostolado Nas Redes Sociais

Twitter O ApostoladoFacebook Jornal O Apostolado

Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria