Mesa redonda anima debate em Luanda

A misericórdia tema para omcs Dia nº 50 Mundial da Comunicação está agendado pela Equipa da CEAST para a Comunicação, no dia 7 de Maio de 2016, no ICRA, em debate

Alunos e jornalistas estão convidados para um painel, com presenças de alguns académicos na animação. A Populorum Progressio e a Mosaiko, bem como, o próprio ICRA, através do seu curso de “Jornalismo Comunitário”, estarão presentes.

Os prisionais já rezaram para seus colegas falecidos, no dia 3 de Maio na Catedral de Luanda e no Domingo dia 8 de Maio haverá a missa como ponto mais alto dos trabalhos da Semana da Comunicação.

Em todas as dioceses e arquidioceses de Angola e São Tomé haverá manifestações para assinalar da data que se celebra no dia liturgico da “Ascessão do Senhor”

 

Mensagem do Papa

“Comunicação e Misericórdia, encontro fecundo”

Papa Francisco para o dia mundial da comunicação convida-nos, a reflectir sobre a relação entre a comunicação e a misericórdia. Com efeito, diz o Papa, “Aquilo que dizemos e o modo como o dizemos, cada palavra e cada gesto deveria poder expressar a compaixão, a ternura e o perdão de Deus para todos”.

A comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo assim a sociedade. Como é bom ver pessoas esforçando-se por escolher cuidadosamente palavras e gestos para superar as incompreensões, curar a memória ferida e construir paz e harmonia. As palavras podem construir pontes entre as pessoas, as famílias, os grupos sociais, os povos.

No atual ambiente social, com as novas tecnologia a comunicação torna-se uma ferramenta humana de valor social incontornável. O ambiente digital é uma praça, um lugar de encontro, onde é possível acariciar ou ferir, realizar uma discussão proveitosa ou um linchamento moral.

As redes sociais são capazes de favorecer as relações e promover o bem da sociedade, mas podem também levar a uma maior polarização e divisão entre as pessoas e os grupos. Porém, pede o Papa, não é a tecnologia que determina se a comunicação é autêntica ou não, mas o coração do homem e a sua capacidade de fazer bom uso dos meios ao seu dispor.

A ser verdade todo o homem é por natureza um comunicador nato que, por isso, precisa de educar-se para este exercício. No Ano da Misericórdia, perguntamo-nos, “ como educar os comunicadores para a misericórdia?”

 

O Apostolado Nas Redes Sociais

Twitter O ApostoladoFacebook Jornal O Apostolado

Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria