Angola tem quatro estações climáticas

Para o engenheiro agrónomo Domingos dos Santos Angola tem quatro estações climáticas segundo estudos realizados durante três anos, baseados em observações, entrevistas a camponeses, caçadores e pescadores das comunidades rurais dos municípios do Bembe, Uíge, Songo e Ambuíla, província do Uíge.

Resultado de imagem para chuva clima de angola

Segundo o investigador, chegou a essa conclusão depois de ter ouvido também geógrafos e biólogos e utilizado informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAMET).

O engenheiro agrónomo Domingos dos Santos fez estas declarações em entrevista ao Jornal de Angola, publicada na sua edição de sexta-feira, 4 de Outubro, refuta categoricamente o consenso actual que aponta para a existência no país de apenas duas estações climáticas (período quente e cacimbo), por basear-se unicamente na ausência de chuvas.

“É pouco coerente e muito relativo o estabelecimento dos referidos períodos em Angola. As precipitações atmosféricas verificam-se em todos os meses, somente variam as suas quantidades”, justifica.

Ele tem em conta outros indicadores e padrões climáticos, associados às actividades socioeconómicas e socioculturais dos povos, afirmando o estudo das estações do ano com base nos conhecimentos dos povos das localidades analisadas, associados a dados científicos, que permitiu-lhe criar um quadro das quatro estações em Angola, cujos nomes podem ser alterados de região para região, sem influenciar as variações climáticas.

Refere que o seu estudo vai ser amplamente divulgado nas principais línguas nacionais, para auxiliar os agricultores, silvicultores, pecuaristas e outros profissionais, cuja actividade está ligada à terra e ao clima, para que possam programar atempadamente as suas tarefas, bem como se prevenir de quaisquer intempéries.

“As estações do ano influenciam as actividades do homem na agricultura, navegação aérea e marítima, na moda, na gastronomia e no estado de espírito de cada indivíduo.

Salientou que reconhecer o valor do conhecimento na base das tradições e culturas dos povos de Angola é devolver a dignidade e a auto-estima ao povo.

Para o também docente universitário a denominação e a caracterização de cada uma das quatro estações climáticas de Angola são as seguintes na língua kikongo:

KUNDE – Caracterizado pela insolação radiante, elevadas temperaturas e diminuição das precipitações atmosféricas. É marcado pelo início das colheitas do amendoim, milho e feijão macunde e, simultaneamente, a preparação da terra para as sementeiras da segunda época agrícola. Esta estação começa em Dezembro e termina em Fevereiro.

Fonte: Angop

O Apostolado Nas Redes Sociais

Twitter O ApostoladoFacebook Jornal O Apostolado

Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria