Baptismo e casamento comunitário marcam os vinte anos de festa da Paróquia de Santo André

A Paróquia de Santo André foi erigida por Sua Eminência Dom Alexandre do Nascimento, então Arcebispo de Luanda pelo Decreto Nº 2/99 aos 27 de Maio de 1999, e logo depois foi confiada aos Missionários Oblatos de Maria Imaculada.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

A festa dos 20 anos de existência da comunidade paroquial de santo André começou com uma novena e culminou com admissão dos sacramentos dos baptismo e matrimonio a 12 casais numa missa presidida pelo pároco local padre Cristiano, e uma tarde recreativa que decorreu no centro sede da paroquia no primeiro domingo do advento.

Aos falar ao jornal O Apostolado, o responsável da paroquia, padre Cristiano agradeceu a colaboração de todos, na construção de uma paroquia nova uma, sendo que a existente há 20 anos foi demolida para do lugar a uma nova construção já em andamento “estamos a construir uma igreja com mais condições para meditação da palavra do senhor, vamos também construir a casa dos padres e as salas de catequese”.

Em relação a festa do padroeiro da paroquia, o  sacerdote afirmou que foram realizado baptismos no dia 30 de Novembro, e no dia 01 de Dezembro 12 casais receberam o sacramento do matrimonio “estes casais receberam este sacramento de forma comunitária, porque muitos cristãos condicionam o sacramento do matrimonio nos bens e na festa, uma atitude reprovada pelo sacerdote dos Oblato de Maria imaculada.

Para os recém-casados de santo André o casamento em comunidade ou comunitário é uma bênção de Deus e uma vitoria para a comunidade “estamos feliz e muito agradecido por este momento” referiram os casados. Já alguns padrinhos garantem que darão o seu melhor na tomada de decisões dos jovens e dos casados “vamos estar presente em todos os momentos destes casais para que eles não caiam no pecado e na vida do mundo, deixando o evangelho de Cristo”.

A festa da paroquia decorreu até ao final de domingo, com a realização de uma tarde recreativa, realizado pela comissão pastoral da juventude, em que foram apresentados peças de teatro, dança, poesia, festival da canção e outras actividades.

A paroquia de santo André, Hoje limita-se a Norte com a estrada da SUCANOR, que passa pela TECNO-CARRO, a Paróquia de Nossa Senhora de Assunção; a Sul com a estrada do NGUANHÃ, a partir da primeira ponte da estrada de Cacuaco depois da rotunda e a Paróquia de Santo António; a Leste com a antiga estrada do Cacuaco, São José de Nazaré, desde o cruzamento com a Estrada do Nguanhã até à estrada que passa pela TECNO-CARRO; a Oeste com o Mar.

Ao serviço desta, estão os missionários Oblatos de Maria Imaculada:
Padres Christian Malengila (omi), poroco. Conta com uma congregação feminina, as irmãs ICAS. 

Os diversos grupos apostólicos e comissões estão distribuídos em três centros: Santo André-sede paroquial, com quatorze (14) comunidades de base; São Pedro junto da fortaleza, com doze (12) comunidades de base e Santo Eugénio no Bairro Ndalamulemba o vulgo bairro Uije, com seis (6) comunidades de base.

Por: Adão Santos

O Apostolado Nas Redes Sociais

Twitter O ApostoladoFacebook Jornal O Apostolado

Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria