Comunicado da VIª Assembleia da Promaica no Huambo

promaicaA IVª Assembleia Geral da PROMAICA sob o lema “Mulher, de ti depende o progresso da humanidade”, que decorreu na cidade metropolitana do Huambo de 27 a 31 de Agosto de 2014 contou com a participação da Mesa da Assembleia Geral, do Conselho Directivo, dos Órgãos Sociais Executivos, do Conselho Fiscal e das mulheres delegadas provenientes de todas as Dioceses e Arquidioceses de Angola que correspondem as regiões Norte, Sul, Leste, e Centro.

A IVª Assembleia, ratificou e propôs algumas alterações aos seus estatutos, para adequa-los à realidade da conjuntura actual, a serem submetidos a aprovação da Conferencia Episcopal de Angola e S.Tomé (CEAST).

Durante três dias de debates a IVª Assembleia Geral da PROMAICA, centrou as discussões a volta dos seguintes temas: A Defesa da vida, Firmeza na fé, Família e novos desafios.

Tendo dedicado especial atenção aos temas expostos, a Assembleia dedicou maior atenção para a defesa da vida com um enfoque para a prática do aborto condenado energicamente por todos os participantes.

Ainda sobre o assunto que visa somente preservar a vida humana, ficou como orientação para todas as regiões o aumento de campanhas de sensibilização, palestras e programas nos meios de difusão massiva. E ainda nas próprias famílias promover valores morais como a fraternidade, solidariedade, diálogo, respeito, amor, verdade, lealdade e santidade.

Angola torna-se hoje num grande “praça” de vários conceitos de fé, de religiões e consumismo religioso. Ante esta realidade alertamos às mulheres da Promaica sobre os perigos de ordem familiar e pessoal que estas crenças podem acarretar. Exortamos a todas as mulheres católicas angolanas a optar pelo reavivamento espiritual assente na Sagrada Escritura, no Magistério e na Doutrina da Igreja Católica.

A IVª Assembleia recomenda o estudo aprofundado da Nota Pastoral dos Bispos da CEAST sobre o Aborto e o valor inviolável da vida humana.

A IVª Assembleia Geral, encoraja o Governo a redobrar os esforços virados para a defesa da vida, lutando contra todas as formas de suprimi-la, a erradicação da fome, da pobreza e das injustiças sociais e para o apoio às mulheres rurais muitas das quais são membros da PROMAICA.

Huambo, 31 de Agosto de 2014.

Os Participantes

O Apostolado Nas Redes Sociais