Deficientes físicos beneficiam de meios de locomoção

Cerca de 30 deficientes físicos em situação vulnerável da comuna do Samba Lucala, município de Samba Cajú beneficiaram terça-feira de meios de locomoção doados pelo Gabinete Provincial da Acção Social e Igualdade do Género do Cuanza Norte.

Resultado de imagem para deficientes fisicos angola

A actividade, inserida nas comemorações do 3 de Dezembro (Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência), abarcou a entrega de cadeiras de roda, canadianas e guias para cegos.

Na ocasião, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género do Cuanza Norte, Victória Braga, disse que a instituição está a cadastrar e a distribuir meios de locomoção às pessoas portadoras de deficiência a nível da província.

Precisou que a inclusão social da pessoa com deficiência deve contar com o esforço de toda sociedade, tendo repudiado as atitudes discriminatórias e de exclusão da referida franja da sociedade, sobretudo por parte de empresas.

Dados da instituição indicam que a província controla duas mil e 100 pessoas com deficiências físicas, motoras e mental que beneficiam do apoio regular do governo, sobretudo em bens alimentares, meios de reabilitação física e de locomoção.

Com uma extensão territorial de mil 388 quilómetros quadrados e uma população estimada em sete mil habitantes, dos quais 60 com deficiências diversas, a comuna de Samba Lucala dista a cerca de 50 quilómetros da sede municipal de Samba Cajú.

Decorrido sob o lema “A inclusão social da pessoa com deficiência é um compromisso de todos os actores da sociedade”, o dia  internacional da pessoa com deficiência foi instituído pelas Nações Unidas no ano de 1992.

Dados do Censo de 2014, estimam que 2,5 por cento da população angolana, correspondente a 656.258 indivíduos são pessoas portadoras de deficiências de vária índole.

Fonte: Angop

O Apostolado Nas Redes Sociais

Twitter O ApostoladoFacebook Jornal O Apostolado

Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria