Diocese do Luena inaugura centro pastoral

A comunidade da paróquia da nossa senhora da reconciliação afecta a Diocese do Luena, da Igreja Católica ganhou nesta quarta – feira, um centro pastoral, com quatro salas de aulas para beneficiar mais de 250 crianças em idade escolar.

Orçada em 29 milhões de Kuanzas, um financiamento feito pela Igreja Italiana (Roma), a infra-estrutura construída de raíz, para além de quatro salas de aulas, comporta um escritório para o pároco e sanitários, cujas obras estiveram a cargo da empresa de construção civil “Sol – constrói” e duraram nove meses.
De acordo com o pároco de Nossa Senhora da Reconciliação, Zeferino Passage, que fez o corte da fita, o centro passará a complementar as acções de apoio escolar para enriquecer a área de educação moral, aos alunos das escolas estatais que demonstram um fracasso na área de moral.
Para tal, explicou, o centro ora inaugurado vai cumprir um programa de extensão da evangelização, ministrando aulas bíblicas na catequese e explicação nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, de segunda a sexta-feira, sendo a bíblia e a catequese as ferramentas fundamentais.
“Se queremos resgatar os valores morais perdidos na sociedade, temos que nos basear em princípios bíblicos e não podemos ter vergonha de dizer que as escolas do estado fracassaram em matéria de educação moral”, referiu o sacerdote, insistindo que a Igreja não pode retroceder na intenção de oferecer a moral desde tenra idade aos alunos, uma vez que é o grupo-alvo do projecto.
Ao intervir no acto, o bispo da diocese do Luena, Dom Jesus Tirso Blanco, pediu a Deus, que dê força à comunidade da paróquia para que nos próximos dias possa multiplicar o Centro, a julgar pelos indícios do seu crescimento.


“Onde o povo se estabelece precisa de muita coisa e a catequese ajuda no crescimento espiritual e educacional”, sublinhou o Prelado católico.
No Luena, a diocese controla cinco Centros Pastorais, nomeadamente, “Dom – Bosco”, “São Paulo”, “CEMA”, “4 de Fevereiro”, “Nossa senhora da Reconciliação”. E dentro de quatro meses prevê inaugurar a paróquia de “Cristo Rei”, localizada no bairro Alto-Luena, arredores desta cidade.

O Apostolado Nas Redes Sociais

Twitter O ApostoladoFacebook Jornal O Apostolado

Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria