Seg. Set 23rd, 2019

Grupos corais recebem formação sobre cânticos litúrgicos

A Associação dos Músicos Católicos de Angola realizou no passado domingo, uma acção formativa sobre os cânticos nas celebrações dominicais. A mesma foi dirigida aos técnicos e regentes dos grupos corais da vigararia de Santo António, na paróquia com o mesmo nome.

Segundo o porta-voz da associação, o irmão Kembuela, o objectivo da formação foi de munir os participantes de teorias sobre os cânticos da missa e visou eliminar as dúvidas sobre os cânticos da liturgia, em que muitos grupos têm estado a alterar os cânticos, fugindo da essência dos mesmos. “Muitos grupos gostam alterar os cânticos, e isso não pode, o que os grupos podem fazer é apenas mudar a melodia, mas a letra não pode ser alterada”, referiu o músico.

Da referida acção formativa participaram mais de 10 grupos, todos afectos à vigararia de Santo António e foi ministrada pelo frei  NSimba, da Arquidiocese do Huambo, licenciado em música litúrgica.

Segundo ainda aquele responsável associativo, neste mês de Setembro está prevista outra acção formativa, que poderá abranger as demais paróquias da Arquidiocese de Luanda, e a medida que o tempo for passando, irão avançar para as demais dioceses e arquidioceses da CEAST.

Irmão Kembuela anunciou por outro lado, um concurso musical dirigido aos grupos, coros e músicos gospel, cuja premiação será a gravação de um disco.

Por: Manuel Camalata