Igreja S.Tiago Maior começa a ser reabilitada em 2020

O processo de reabilitação da Igreja S.Tiago Maior da Missão Católica de Lândana, localizada no município de Cacongo, em Cabinda, começa em 2020, anunciou, nesta quarta-feira, o secretário provincial da cultura, André Barros.

Resultado de imagem para igreja sao tiago maior angola

Em declarações à ANGOP sobre o ponto de situação da recuperação da parte frontal da infras

infra-estrutura que desabou em Abril de 2018 em decorrência das fortes chuvas registadas na região, o responsável afirou terem sido efectuadas acções de protecção e contenção das paredes laterais da igreja, evitando que o desmoronamento atingisse todo o edifício, tendo em conta as intempéries e do seu estado avançado de idoneidade.

Para a acção de contenção das paredes, que teve lugar em Setembro e Outubro de 2018, sob responsabilidade da empresa Mota Engil, o governo aplicou 226 milhões de kwanzas.

“Neste momento, a nossa atenção está virada para a protecção dos arquefactos ancestrais e do material que se encontra nos escombros, para perseverá-los”, reforçou André Barroso.

Por seu turno, o bispo da Diocesse de Cabinda, Dom Belmiro Tchissengueti, manifestou-se preocupado com o estado em que se encontra ainda o imóvel, passados mais de um ano e meio depois da referida ocorrência.

“Reconhecemos que há crise financeira no país e as dificuldades nos últimos anos têm aumentado cada dia que passa, por isso compreendemos que existem outras prioridades. Neste sentido estamos à espera de uma luz verde do Governo quando ao início da obra de reabilitação”, reforçou.

Dom Belmiro Tchissengueti asseverou haver garantias do Governo em relação a recuperação e reabilitação da infra-estrutura classificada com o património histórico cultural nacional.

Com quase 115 anos de existência, esse património cultural nacional vinha apresentando, nos últimos 10 anos, um estado de degradação acentuada dos principais pilares que suportavam a parte frontal da torre e do relógio.

Tida como um dos maiores emblemas da história do inicio do cristianismo nesta parcela do território nacional, a infra-estrutura foi classificada como património cultural nacional e é uma das mascotes do turismo, tendo em conta o seu estilo ancestral arquitectónico, com vidros que remontam mais de 110 anos.

As obras de construção do templo datam desde 1900, tendo sido concluídas quatro anos depois (1904). Foi a primeiro templo a ser fundado pelos missionários espirituanos em Angola, no dia 25 de Julho de 1873.

O Apostolado Nas Redes Sociais

Twitter O ApostoladoFacebook Jornal O Apostolado

Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria