Padre Artur Pina apresenta mais uma obra ao mercado literário Sobre convergência ético-politico

A obra intitulada “convergência dialécticas entre ética e política” com três capítulos, entre A educação social; A educação ética e a educação Política. Foi apresentada, na ultima sexta-feira, (23/08) na Universidade Católica de Angola, em Luanda.

Segundo o autor, no primeiro capítulo destaca-se o tema no qual a discussão e o diálogo são referenciados como sendo um modelo de busca de uma solução propriamente humana: ética e racional.

Nele, articula-se a discussão como uma compreensão política e o diálogo como uma compreensão filosófica.

Para o autor, a educação social, para ser uma autêntica educação, tem de estar alicerçada nos princípios sociais, éticos e políticos: autenticamente humanos pelo facto de as qualidades humanas serem a fundamentação da genuína educação humana.

O segundo capítulo debruça-se sobre a educação ética como sentido e significado da educação na vida do homem, que se manifestam no seu ser e no seu agir.

“A educação ética deve incluir a responsabilidade educativa pelo outro, por fazer parte do educativo numa sociedade que se quer autenticamente humana e racionalmente válida”, reforçou.

No terceiro fala-se da educação política, isto é, do homem como ser política que se fundamenta no agir política.

“A educação política sem educação ética baseada na racionalidade humana é uma farsa e, portanto, uma violência política”, afirma o autor.

Por isso, realça, a consciência ético-política de um Estado na formação do homem como ser sócio político humanizado deve ser coerente e racional.

Fonte: Angop

O Apostolado Nas Redes Sociais

Twitter O ApostoladoFacebook Jornal O Apostolado

Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria