Paróquia da Santa Cruz elevada à santuário arquidiocesano

A paróquia da Santa Cruz da Missão do Canhe, arredores da cidade do Huambo, foi oficialmente elevada, domingo, à categoria de santuário arquidiocesano.

Doravante, passa a designar-se Santuário Cristo Misericórdia, à luz de um decreto do arcebispo dom José de Queiroz Alves, em conformidade com os cânones 1230 a 1234 do código do direito canónico.

O acto de elevação da paróquia aconteceu durante uma celebração eucarística de visita pastoral e de celebração dos seus 75 anos de existência, por ocasião da solenidade da exaltação da Santa Cruz, que se celebra, de acordo com o calendário litúrgico católico, a 14 de Setembro.

Num outro decreto, o arcebispo da província do Huambo, dom José de Queiroz Alves nomeou o padre Graciano Capiñgala, pároco da então paróquia da Santa Cruz, para exercer as funções de reitor do mesmo santuário.

O santuário Cristo misericórdia possui 23 centros com as suas respectivas catequeses e uma comunidade cristã estimada em quase 10 mil membros.

Os governadores das províncias do Huambo, João Baptista Kussuma, e do Bié, Boavida Neto, estiveram presentes na celebração eucarística.

Na ocasião, 56 adolescentes e jovens receberam o sacramento da profissão de fé e comunhão solene, ao passo que 125 receberam o sacramento da confirmação.

A missão da Santa Cruz do Canhe, no bairro com o mesmo nome, foi fundada a 14 de Setembro de 1942, sendo considerada de monumento de evangelização da população autóctone

O Apostolado Nas Redes Sociais

Twitter O ApostoladoFacebook Jornal O Apostolado

Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria