Prémio Nobel da literatura de 1993 morre aos 88 anos

Toni Morrison primeira mulher afro-americana a receber o Nobel da Literatura morreu na ultima segunda-feira aos 88 anos de idade anunciaram membros da família.

Toni Morrison prémio Nobel da literatura em 1993

Descendente de uma família de escravos, Toni Morrison ficou conhecida por ter dado visibilidade literária aos negros. A sua descrição da América negra tem uma “força visionária”, descreveu a Academia Nobel na atribuição do galardão.

A malograda Nasceu em 1931 em Lorain, Ohio, Toni Morrison formou-se em Língua Inglesa e lecionou em várias universidades, tendo trabalhado também como editora na Random House, num papel que lhe permitiu divulgar outros nomes da literatura afro-americana.

Estreou-se como autora pouco antes dos 40 anos, em 1970, com o romance “The bluest eye”. Seguiram-se “Sula” (1973), “Song of Solomon” (1977), “Tar baby” (1981) ou “Beloved” (1987), todos eles dando voz a personagens negros, Autora ainda de ensaios, livros para crianças e teatro, Toni Morrison publicou o último romance, “Deus ajude a criança”, em 2014.

Estão ainda publicados vários títulos em Portugal, entre os quais “Deus ajude a criança”, 1988, e “A Dádiva “Beloved” que foi premiada com o Pulitzer em”. Da autora.

Fonte: Sic Noticias

O Apostolado Nas Redes Sociais

Twitter O ApostoladoFacebook Jornal O Apostolado

Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria