Primeiro show gospel do Dondo com balanço positivo

A paróquia nossa senhora do Rosário, do Dondo, acolheu neste domingo, 15 de Setembro de 2019 o primeiro show gospel organizado em colaboração com a associação dos Músicos Católicos de Angola, que levou Joly Makanda e Irmão Kembuela a cantar num dia em que o padre Abreu Simão apresentou o disco ʽClamor e Esperançaʼ, e o público festejou até noite adentro.

irmão Kembuela em palco com Joly Makanda

O relógio marcava 15h20 quando o apresentador subiu ao palco a anunciar o início do tão esperado show Gospel. Antes dos artistas se fazerem ao palco, a oração de bênção pelo Padre Manuel Cambange, responsável pela realização do evento gospel naquela paróquia de nossa senhora do Rosário,no Dondo.

A ele coube também a responsabilidade de dar as palavras de boas  vindas aos presentes.

De túnicas brancas a exaltar os feitos de Deus na vida dos cristão, estavam as meninas do grupo coral Santa Cecília. Actuaram com três canções e deixaram o palco aos aplausos, com os quais o irmão Paulo Panzo subiu, interpretando a canção Mãe Maria, e mais duas, que o público cantou do primeiro ao último refrão.

O clima no pátio da igreja estava tão animado que teve de ser chamado o grupo coral Arcanjos, composto coristas de ambos os sexo, diferente do coro anterior, composto apenas por meninas, para entoar cânticos litúrgicos.

Euforia do público

Quem voltou a aquecer o ambiente é o irmão Fernando de Deus com a música “Ora mamã”. O artista que saiu de Ndalatando foi um verdadeiro show man no espectáculo de gospel.

Da paróquia nossa senhora da Kipata de Ndalatando esteve o Coral Santo Agostinho, que entoaram três canções que exortam à evangelização, por meio do padroeiro daquele coro saído da capital do Kwanza Norte.

“Cristo vai operar” foi a oração cantada com que o irmão Francisco subiu ao palco a reconhecer os feitos de Deus na vida dos sofredores. Uma oração que contagiou a todos.

Seguiu-se o irmão Laurindo, da comitiva de músicos que saiu de Luanda para actuar no primeiro show gospel do Dondo. A musica por ele cantada é tão sentimentalista que os cristãos lacrimejaram e pediram bênção ao criador.

Já o sol se tinha posto, quando foi chamado ao palco o irmão Kembuela, ao que o público presente saudou com aplausos. Cantou três temas do seu repertório discográfico e logo a seguir chamou a Irmã Joly Makanda com quem cantou um tema.

Em quando a dupla actuava, a noite tomava conta e foram acesas as lámpadas do pátio da igreja. O público entrou em delírio quando começou a cantar a música “Tudo ficará”, transformando o show em uma grande festa de oração com os presentes em dança.

o anfitrião do show, Padre Abreu Simão foi o último a subir ao palco. O sacerdote cantou três temas do primeiro disco. Do segundo disco ʽClamor e Esperançaʼ escolheu seis temas que apresentou aos cristãos catolicos e ficou no palco até ao fim do actividade que foi até bem perto das 20h.

Na plateia estavam fieis saídos de diferentes partes da província e não só. Cláudia Bravo, fiel devota da paroquia Nossa Senhora do Rosário espera que a paróquia realize mais shows para ajudar na evangelização “Porque quem canta ora duas vezes”.

Aguinaldo Bravo comunga da mesma opinião de Cláudia. Para ele, é a juventude local que ganha, “por despertar um pouco mais a fé de todos, principalmente pela presença destes cantores, como a Irmã Joly, padre Abreu e outros”.

A jovem Manuela Osvaldo, da paróquia do Santo António do Libolo, saiu da província do cuanza sul na sexta-feira 13, para assistir ao show e comprar o disco do padre Abreu Simão.

Cristina José,  do coral Filhas de Maria, da paroquia da Kipata, em Ndalatando achou maravilhoso o show e sente-se feliz pelo facto de o seu grupo ter sido convidado a cantar no primeiro evento gospel da vila do Dondo.

Depois da sua actuação, a cantora Joly Makanda ficou cerca de 30 minutos a tirar fotos com os fieis a pedido daqueles. Ainda emocionada pela calorosa recepção que teve, a responsável pela da música ʽtudo ficaráʼ disse que o show foi maravilhoso e uma bênção cantar para os cristãos católicos do Dondo.

plateia atenta ao primeiro Show Gospel do Dondo

O vigário da paróquia, Padre Manuel Cambange, fez um balanço positivo do evento, que para ele serviu de balão de ensaio, pois, “esse é um momento que antecede ao grande show de solidariedade que terá lugar no dia 06 de Outubro próximo”.

Segundo o também responsável pela casa de formação  Dom Bosco, adiantou ainda que os valores arrecadados com a realização do primeiro show gospel e do grande show de solidariedade que se avizinha, serão revertidos para ajudar os irmãos que se encontram em formação.

“o cristão, e o povo do Dondo, de uma maneira geral, é solidário, quando é chamado a ajudar o próximo, por isso estamos muito gratos a eles”, reconheceu.

Sobre o show, padre Cambange fez um balanço positivo, atendendo ao número de pessoas que assistiram o show. “é a primeira vez que realizamos um evento inteiramente gospel e com essa enchente toda”, rematou, orgulhoso.

 Quem também esteve feliz no final do evento é o Presidente da Associação dos Músicos Católicos de Angola, Alberto Kembuela. Conhecido como irmão Kembuela, o músico disse que a iniciativa do show foi da juventude eclesiástica do Dondo, que pediu colaboração da Associação dos Músicos Católicos de Angola.

Por: Manuel Camalata e Adão dos Santos (Enviados ao Kwanza-Norte)

O Apostolado Nas Redes Sociais

Twitter O ApostoladoFacebook Jornal O Apostolado

Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria