Resumo do encontro da Primeira Assembleia Plenária da CEAST

Resumo

O encerramento da Assembleia Plenária dos Bispos da CEAST, no final, foram produzidos dois importantes documentos, um que apresenta um resumo sobre uma série de importantes temáticas que estiveram a volta das intensas jornadas desenvolvidas ao longo dos dias de trabalho dos Bispos reunidos em Catumbela.

A mensagem pastoral sobre as eleições foi lida por Dom Dionísio Hessilenapo, Bispo da Diocese do Namibe. Nas suas linhas orientadores, sobressaltam que, os Bispos, os desejo de  querem ver um governo para todos sem olhar para as elites e sempre acompanhada de perto por uma oposição forte, o que resultaria numa sociedade justa e um futuro melhor para todos.

A igreja não pode tomar partido para proteger este ou aquele governante, nem permite favorecer alguns dirigentes que por sua vez usurpam o poder do Estado para seus interesses particulares, consta da Mensagem.

Em relação aos partidos que vão concorrer para as eleições de Agosto, a CEAST espera que os mesmos sejam concretos na apresentação dos seus programas de governação.

Na mensagem Pastoral sobre as Eleições, os Bispos da CEAST deixaram claro que a igreja católica não defende cor partidária, assim como aconselharam todos os fiéis a fazerem as suas  escolhas sem pressão e de forma livre.

Os Bispos alertam também aos órgãos de comunicação social com particular destaque para os públicos que façam um trabalho mais justo.

A violência foi igualmente preocupação dos pastores da igreja católica que pediram aos políticos para evitarem abrir feridas que estão a cicatrizar. Aos militares e magistrados foi igualmente dirigida uma palavra de modo que não confundam seus afazeres profissionais com cores partidárias.

Que os religiosos não usem os espaços para campanhas políticas, pediu em nome da CEAST o Bispo da Diocese do Namibe.

 

 

O Apostolado Nas Redes Sociais

Twitter O ApostoladoFacebook Jornal O Apostolado

Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria